Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Sema combate crimes ambientais no Parque Estadual do Camaquã

Publicação:

Sema combate crimes ambientais no Parque Estadual do Camaquã
Sema combate crimes ambientais no Parque Estadual do Camaquã

Para combater crimes ambientais, o Departamento de Biodiversidade da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) realizou duas operações nos últimos dias. As ações contaram com o apoio do 3º Pelotão Ambiental de Camaquã.

No Parque Estadual do Camaquã, o guarda parque Júlio Cesar Vieira constatou a extração irregular de areia e a construção de uma obra sem licença do órgão ambiental. No mesmo dia também foram realizadas diversas abordagens a veículos com orientações aos passageiros nos limites da Unidade de Conservação.
Além de lavrar autos de infração para as irregularidades constatadas, os autuados foram orientados sobre as restrições das atividades a serem realizadas dentro dos limites de uma Unidade de Conservação Ambiental.

Antes disso, no domingo (18), no município de Dom Feliciano, o mesmo guarda parque, após recebimento de denúncia, constatou a abertura de uma estrada dentro de uma mata nativa em Área de Preservação Permanente (APP), após a derrubada de diversas árvores de grande porte e a movimentação de terra. As atividades foram realizadas sem autorização do órgão ambiental.
Além desta infração, a mesma pessoa foi autuada por crime contra a fauna, por possuir em sua propriedade três exemplares de ema sem autorização do órgão ambiental. A ema é uma ave nativa da fauna brasileira.
Na mesma operação, foi constatada em outra propriedade a construção irregular de um galpão com cancha de bocha em Área de Preservação Permanente. Para todas irregularidades constatadas foram lavrados autos de infração ambiental.

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura