Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Sema apresenta relatório sobre ações em comunidades indígenas

Publicação:

Entrega de mudas em comunidade Mbyá-Guarani
Entrega de mudas em comunidade Mbyá-Guarani

A Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) apresentou, nesta terça-feira (12), relatório sobre ações realizadas neste ano em aldeias de comunidades indígenas Mbyá-Guarani no Rio Grande do Sul. O trabalho em defesa da etnosustentabilidade contou com o apoio da Divisão Indígena da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR).

De acordo com a técnica ambiental do Departamento de Biodiversidade da Sema, Joana Bassi, trata-se de um projeto pioneiro, iniciado neste ano, com o intuito de promover a recuperação ambiental de terras indígenas degradadas pela monocultura de eucaliptos e pela pecuária. "Esta ação insere-se em um conjunto de ações que a SEMA e a SDR, a partir de seus compromissos junto ao Conselho Estadual dos Povos Indígenas, têm buscado desenvolver em apoio à etnosustentabilidade e à gestão da biodiversidade nas aldeias indígenas do RS", ressalta a bióloga.

Ao longo dos meses de setembro e outubro, aproximadamente 300 mudas de espécies nativas foram entregues a cinco aldeias do Estado: Pindó Mirim (Viamão), Guajayvi (Charqueadas); Guyra Nhendu (Maquiné); Yvy Poty (Barra do Ribeiro) e Guapoy (Barra do Ribeiro). As plantas pertencem a 25 espécies nativas e foram doadas pelos viveiros do Jardim Botânico (FZB), do Horto Florestal do Litoral Norte (Sema), da organização não governamental Ação Nascente Maquiné (Anama) e da Embrapa Clima Temperado.

Para os próximos anos, a Sema projeta ampliar o trabalho e garantir recursos para ampliar o leque de ações de restauração ecológica em áreas indígenas que demandem prioritariamente este apoio."A construção de alternativas de manejo e uso sustentável das áreas, incluindo o plantio e restauração com espécies nativas, de acordo com a perspectiva e interesse dos povos, pode contribuir para que tenham um ambiente equilibrado e com possibilidades de usufruir de seus recursos com autonomia e sustentabilidade", justifica Joana.

Espécies nativas

Dentre as espécies doadas às comunidades indígenas, destacam-se guabijú (nome Guarani – Yvyviju ; nome científico- Myrcianthes pungens), guajuvira (nome Guarani – Guajayvi; nome científico – Cordia americana), jerivá (nome Guarani- Pindó; nome científico – Syagrus ramanzoffiana), angico vermelho (nome Guarani – Kurupa`i Pytã); nome científico: Parapiptadenia rigida), guabiroba (nome Guarani – Guavirá; nome científico: Campomanesia xanthocarpa), butiá (nome Guarani: Jata`i, nome científico: Butia odorata), camboatá vermelho (nome Guarani: Guata`y; nome científico: Cupania vernalis).

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura