Sema apresenta na COP 23 ações do RS para adaptação às mudanças climáticas

Sema na COP 23
Sema na COP 23 - Foto: Maria Patrícia Möllmann

A Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) esteve representada, nesse sábado (11), em atividade da 23ª edição da Conferência das Partes (COP), que está acontecendo em Bohn, na Alemanha. No painel "Preenchendo as lacunas: como os governos subnacionais aceleram a ação na adaptação climática?", a secretária Ana Pellini apresentou o trabalho da Sema de integração do Zoneamento Econômico Ecológico (ZEE) com os planos de bacias. Também participaram da exposição representantes do País Basco (Espanha), do Estado da Austrália do Sul e da ONG Energies2050.

Cada um dos participantes apresentou sua perspectiva sobre o papel dos governos regionais para a adaptação às mudanças climáticas. "Destacamos a importância do protagonismo dos estados e províncias nas iniciativas de adaptação e a necessidade de mais coordenação e recursos dos governos nacionais em prol dos projetos de adaptação", afirmou Ana Pellini.

Durante sua fala, a secretária ainda destacou o projeto de incorporação do conceito de resiliência nos planos de bacia e o Zoneamento Ecológico-Econômica (ZEE) como ferramenta de gestão no planejamento do território, levando em consideração as projeções climáticas. "Estamos utilizando os modelos climáticos para fazer projeções de vazão no futuro, dados os cenários de alteração climática. Essas informações serão aproveitadas nos planos de bacia para orientar as nossas outorgas", esclareceu a secretária.

Compõem a delegação gaúcha na COP 23 a secretária-adjunta do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Maria Patrícia Möllmann, o diretor do Departamento de Recursos Hídricos da Sema, Fernando Meirelles, e a engenheira ambiental Marcela Nectoux.

Painel sobre o Acordo de Paris

Nesta quarta (15), a secretária Ana Pellini participa do painel "Adaptação ao Acordo de Paris: o potencial dos governos regionais", juntamente com representantes da Província do Cacho (Argentina), do Condado de Makueni (Quênia), da Catalunha (Espanha), do Estado da Califórnia (Estados Unidos) e da Província de Quebec (Canadá). Durante o debate, Ana apresentará os resultados dos sete projetos desenvolvidos pelo grupo de trabalho de gestão de recursos hídricos coordenado pelo Rio Grande do Sul.