Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Sema e Fepam aderem a campanha de preservação da água

Publicação:

22 de março, Dia Mundial da Água
22 de março, Dia Mundial da Água

Reforçando seu papel nos cuidados ambientais, a Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) aderiu à Campanha do Litro D'Água que será lançada nesta quarta-feira (22), Dia Mundial da Água, pela Associação Brasileira de Incentivo ao Desenvolvimento Sustentável-Meio Ambiente (ABIDS-MA). O objetivo da campanha é estimular as pessoas a economizar pelo menos um litro de água por dia.

A Campanha sugere que todos programem-se para deixar de gastar um litro de água a cada dia, destacando que com o passar do tempo perceberão que a quantia economizada não fez falta na rotina, mas fez bem ao planeta.

A intenção dos organizadores ao sugerir que todos evitem o desperdício deste bem natural por meio de simples mudanças de hábitos é mostrar que elas podem significar a economia de milhões de litros diariamente, além de reduzir danos provocados pelo mau uso.

Outro foco da campanha é mostrar que os cuidados com o desperdício de água não devem ser tomados somente em casa, quando há preocupação com as contas a serem pagas, mas devem ocorrer em todas as ocasiões, colocando o bem do planeta e das futuras gerações em primeiro lugar.

Aproveitando a data, a Secretaria vai estimular internamente a redução nos gastos de água através da divulgação de informações ressaltando a importância deste bem natural.

O Dia Mundial da água
No dia 22 de março de 1992, a ONU, além de instituir o Dia Mundial da Água, divulgou a Declaração Universal dos Direitos da Água, que é ordenada em dez artigos. Veja a seguir alguns trechos dessa declaração:

1- A água faz parte do patrimônio do planeta;
2-A água é a seiva do planeta;
3- Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados;
4- O equilíbrio e o futuro de planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;
5- A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores;
6- A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;
7- A água não deve ser desperdiçada nem poluída, nem envenenada;
8- A utilização da água implica respeito à lei;
9- A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social;
10- O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.


Você sabia?
Cada brasileiro consome em média 120 de água por dia. Ciente de que este bem precioso pode em breve tornar-se escasso, é importante ficar atento ao consumo diário e procurar reduzir o volume utilizado sempre que for possível. A iniciativa faz bem para o bolso e para o planeta.


Lavar as mãos - 3 a 5 litros
Minuto no chuveiro - 15 litros
Descarga no vaso sanitário tradicional - 10 a 16 litros
Lavar a roupa com máquina de lavar - 150 litros
Lavar a roupa em tanque - 150 litros
Escovar os dentes com água correndo - 11 litros
Lavagem do automóvel com mangueira - 100 litros
Lavar louça em máquina de lava-louça - 20 a 25 litros

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura