Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Sala de Situação

Monitoramento, prevenção e mapeamento de eventos hidrológicos

Logotipo da Sala de Situação
Sala de Situação

A partir de acordo de cooperação técnica Nº 01/2013 entre a ANA/SEMA, assinado em janeiro de 2013, foi criada a Sala de Situação da SEMA-RS. Entretanto, foi apenas a partir da contratação dos serviços de apoio técnico, em dezembro de 2015, que a Sala tornou-se referência no monitoramento e previsão das condições hidrometeorológicas do Estado do Rio Grande do Sul.

A partir da contratação do apoio técnico a Sala de Situação passou a ter um papel central na  ampliação da rede hidrometeorológica, implantação de banco de dados, aplicação de modelos numéricos, análise de imagens de satélite, confecção de mosaico de radares meteorológicos, elaboração de boletins e emissão de avisos de tempo severo e extremos hidrológicos.

Monitores da Sala de Situação
Monitores da Sala de Situação

Uma das principais atribuições da Sala é a articulação com a Defesa Civil. Os Avisos Hidrometeorológicos enviados exclusivamente a esse órgão colaboraram para emissão de Alertas da Defesa Civil às Coordenadorias Regionais do estado. Em 2020, a Sala de Situação emitiu 18 Avisos de tempo severo e 2 atualizações de Aviso e em 2021 já foram emitidos mais de 10 Avisos de tempo severo, além dos Boletins Diários, Semanais e Mensais, que contribuíram para a tomada de decisão, fornecendo subsídios técnicos e informações específicas para o Rio Grande do Sul.

Outro ponto importante é a contribuição da Sala de Situação à sociedade. Em 2016, durante evento oficial na EXPOINTER, foi lançado o Portal da Sala de Situação, site onde é possível consultar o nível dos rios e a ocorrência de chuva em mais de 200 pontos de monitoramento. Também são publicados no Portal todos os Boletins emitidos pela Sala de Situação além de outras informações de interesse público como dados de Climatologia do Estado e notícias relevantes acerca de eventos hidrometeorológicos extremos

Em suma, os serviços executados pela Sala de Situação se inserem no contexto amplo do Sistema de Gestão Integrada de Desastres, em andamento no Rio Grande do Sul, sendo, portanto de extrema relevância e interesse público, contemplando em sua atuação:

  • Prevenção e mitigação de eventos hidrológicos extremos como inundações, enxurradas e estiagens;
  • Monitoramento hidrometeorológico, previsão do tempo e clima;
  • Aplicação do estado-da-arte da modelagem atmosférica e hidrológica, ajustado especificamente para o Rio Grande do Sul;
  • Avaliação dos impactos de mudanças climáticas nos recursos hídricos;
  • Capacitação técnica ambiental em recursos hídricos e gestão de desastres;
  • Promoção da gestão integrada de desastres.

Os boletins diários, semanais e mensais, e os avisos hidrometeorológicos são enviados diretamente à Defesa Civil do Estado.

Boletins da Sala de Situação
Boletins da Sala de Situação

Além disso, a Sala de Situação faz publicações com análises detalhadas de eventos hidrometeorológicos importantes que ocorreram no estado. Por exemplo, em Abril de 2020 e Julho de 2021 foram publicados Boletins Especiais sobre a Estiagem. Conforme o último relatório, o estado vem enfrentando um evento crítico de estiagem desde novembro de 2019, fato que ocasionou impactos em diversas áreas e o decreto de situação de emergência em 415 municípios do Rio Grande do Sul, de acordo com a Defesa Civil Estadual. Para conferir os Relatórios acesse os links abaixo.

PORTAL DA SALA DE SITUAÇÃO

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura