Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Reserva Biológica Dárvin João Geremia

Trilha Ecológica
Trilha Ecológica - Foto: Aquivo SMMAM

A Reserva Biológica foi criada através do decreto n° 1.339 de 11 de abril de 1980, com o objetivo da preservação, proteção integral e permanente do ecossistema e recursos naturais da área de 2,6 hectares inserida no meio urbano de Bento Gonçalves.

Na época de sua criação a reserva denominou-se Reserva Biológica do Planalto, sendo que em 28 de setembro de 2005, através do decreto 6.022 passou a denominar-se Reserva Biológica Dárvin João Geremia. Esta data coincide com o cercamento do espaço, que contribuiu para o isolamento e preservação da Unidade de Conservação.

Em 2011, a Reserva Biológica Dárvin João Geremia passou a integrar o Cadastro do Sistema Estadual de Unidades de Conservação que estabelece: " A Reserva Biológica tem como objetivo a preservação integral da biota e demais atributos naturais existentes em seus limites, sem interferência humana direta, ou modificações ambientais, excetuando-se  as medidas de recuperação de seus ecossistemas alterados e as ações de manejo necessárias para recuperar e preservar o equilíbrio natural a diversidade biológica e os processos ecológicos naturais" Além disso, a Lei Federal n° 9.985/2000 estabelece que entre as atividades permitidas em reservas biológicas está a visitação, com fins educacionais e a pesquisa científica.

(Informações disponibilizadas pela Secretaria do Meio Ambiente de Bento Gonçalves)

2,6 ha

Bioma: Mata Atlântica

Município: Bento Gonçalves

Telefone(s): (54) 3055 7190 ramais:7213 ou 7214

E-mail: educacao-ambiental@bentogoncalves.rs.gov.br - licenciamentoambiental@bentogoncalves.rs.gov.br

Responsável: Caroline Roberta Todeschini Lazzarotto

Endereço: SMMAM: Complexo Administrativo - Rua 10 de novembro, 190 - sala 5 -bairro Cidade Alta. Bento Gonçalves - RS, CEP 95700-382

Mapa em formato kml para ser visualizado no aplicativo Google Earth

Limite REBIO Darvin João Jeremia (.zip 617,00 Bytes)

Não possui.

Totalmente regularizada.

RB
RB Dárvin João Geremia - Foto: Aquivo SMMAM
Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura