Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Parque Estadual de Itapuã

Unidade de Proteção Integral do Estado do Rio Grande do Sul

foto10
PE Itapuã - Foto: Neco Varela

O Parque Estadual de Itapuã, localizado no município de Viamão, a 57 Km de Porto Alegre, é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral e abriga uma das últimas amostras dos ambientes originais da Região Metropolitana da capital gaúcha. O Parque foi reaberto em abril de 2002, após ter ficado fechado por mais de dez anos para a recuperação de seus ecossistemas e sua estruturação administrativa.

 O Parque Estadual de Itapuã destina-se à proteção das belezas e recursos naturais, em especial a flora e a fauna, e à proteção dos sítios de valor histórico e arqueológico existentes na região onde ocorre o encontro das águas do Lago Guaíba e da Laguna dos Patos, num conjunto de ambientes de morros, praias, dunas, lagoas e banhados em plena região metropolitana de Porto Alegre. Dentre as espécies da fauna preservada pelo Parque salienta-se o bugio-ruivo (Aloutatta guariba), ameaçado de extinção, a lontra (Lontra longicaudis), o gato-maracajá (Leopardus wiedii), bem como aves migratórias como o maçarico-acanelado (Tryngites subruficollis) e o suiriri (Tyrannus melancholicus).

 O Farol de Itapuã, concluído em 1860, marca o encontro das águas do Lago Guaíba com a Laguna dos Patos. Existem elementos históricos que evidenciam fatos da Revolução Farroupilha (1835-1845) no Morro da Fortaleza, na Ilha do Junco e na Ferraria dos Farrapos. No Centro de Visitantes, há uma exposição fotográfica permanente com diversas imagens da unidade de conservação, e para grupos agendados é ministrada uma palestra com as informações e a história do Parque.

Atualmente temos apenas duas praias abertas ao público:

- Praia das Pombas: Capacidade de 350 pessoas/dia, distante a 1,5 km do Centro de Visitantes. 

- Praia da Pedreira: Capacidade de 120 pessoas/dia, distante a 3,5 km do Centro de Visitantes, não dispõem de água potável, apenas de serviço.

As praias ficam abertas de quartas-feiras a domingos (independente de feriados), das 9h às 20h (horário verão 2024). O ingresso somente pode ser pago em dinheiro. Não aceitamos Cartões e PIX.

Ingressos: 

– Os ingressos são vendidos somente no Parque, das 09h até às 17h (com intervalo no meio-dia), e somente em espécie (não aceitamos PIX e ou Cartão);

– O ingresso é cobrado por pessoa e por praia; caso o visitante deseje conhecer as duas praias, deverá adquirir um ingresso para cada uma das praias;

– O valor integral do ingresso é R$ 22,70 apenas em dinheiro, sendo garantidos a doadores de sangue com comprovante, estudantes com carteirinhas, deficientes, idosos acima de 60 anos e crianças de 2 a 12 anos a meia-entrada no valor de R$ 11,35 mediante comprovação;

– Crianças com até 02 anos de idade são isentas do pagamento de ingresso;

– O valor do ingresso é determinado pela Lei Estadual n° 8.109/1985, que define as taxas de serviços diversos relativos aos órgãos estaduais, com base na Unidade Padrão Fiscal (UPF), reajustada anualmente. Para valores atualizados, consultar o site da Secretaria Estadual do Meio Ambiente – SEMA.

Regras para uso do Parque Estadual de Itapuã: 

A visitação no Parque tem por objetivo a contemplação dos recursos naturais acompanhada da segurança dos visitantes e da conservação da natureza, há restrições nas zonas de visitação pública; 

– É permitido: banhar-se apenas nas áreas demarcadas; usar guarda-sol e piscina infantil apenas na areia da praia; usar somente boias de braço (crianças devem ter sempre acompanhamento dos pais ou responsáveis); Só é permitido apenas o uso das churrasqueiras do parque para assar carne e demais alimentos; 

– Não é permitido: usar jet-ski, prancha, caiaque e assemelhados; deslocar-se em locais sem acesso permitido (nas pedras, nas trilhas sem guia); circular de bicicleta na orla; jogar bola; ouvir som alto; acessar os trapiches (pular, andar por cima, por baixo, e no entorno); alimentar os animais existentes no Parque; coletar qualquer tipo de material vegetal; pendurar quaisquer objetos nas árvores; entrar no Parque com animais domésticos; coletar madeiras, gravetos, troncos para fazer fogo

Infraestrutura 

A infraestrutura das praias conta com estacionamento, banheiros com vestiários e chuveiros, mesas de concretos com bancos, churrasqueiras, torneiras e lixeiras próximas além de vigilância 24h.

As churrasqueiras são duplas e compartilháveis, utilizadas por ordem de chegada. Caso queira fazer churrasco, deverá utilizar apenas as churrasqueiras do parque, não é permitido o uso de fogareiros, churrasqueiras portáteis e lenha.

Não há lanchonetes e restaurantes no local. Recomendamos que os visitantes tragam tudo que for consumir, pois após o destaque do ingresso na entrada de acesso à praia, se tiver que sair, terá que adquirir um novo ingresso.

Contatos de segunda-feira a sexta-feira das 09 às 17:00 horas

Administração do Parque

Telefone de contato: (51) 3494-8082

E-mail: peitapua@sema.rs.gov.br 

Centro de Visitantes

Telefone de contato: (51) 3494-8083

E-mail: cv-itapua@sema.rs.gov.br

 

Endereço: Estrada Dona Maria Leopoldina Cirne, s/n, Viamão - RS, 94750-000

Mapa em formato kml para ser visualizado no aplicativo Google Earth

 Limite PE Itapua (.zip 29,54 KBytes)

Bioma: Pampa.
Município: Viamão.

Telefones: (51) 3494-8083 / (51) 3494-8082

E-mail: peitapua@sema.rs.gov.br

Responsável: Dayse Aparecida dos Santos Rocha

Gestor Substituto: Felipe Rangel

Portaria SEMA nº 01, de 06 de janeiro de 2017

 Portaria Designa Servidora Dayse Rocha (.pdf 20,68 KBytes)

O Conselho Consultivo do Parque Estadual de Itapuã está ativo desde 2002, realizando assembleias ordinárias bimestrais

Criado pela Portaria 048/2002 - Cria o Conselho Consultivo

Portaria 048/2002 Cria Conselho Itapuã (.pdf 19,79 KBytes)

Altera a composição do Conselho Consultivo

Portaria SEMA 026 Altera a Composiçao do Conselho Consultivo do PE Itapuã (.pdf 161,87 KBytes)

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura