Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Parque Estadual do Turvo tem novo horário de visitação

Publicação:

Turvo Salto Yucumã 4
Turvo Salto Yucumã 4 - Foto: Norberto Jaeger

Parque Estadual do Turvo tem novo horário de visitação

O horário de visitação do Parque do Turvo, no Noroeste do Estado, será alterado, a partir da próxima segunda-feira (23). A intenção é garantir aos visitantes a experiência de contemplar o Salto do Yucumã, maior queda d'água longitudinal do mundo, com 1.800 m de extensão e até 20 m de altura.

A visibilidade do Salto está sendo afetada pela operação da Usina de Foz do Chapecó, localizada no rio Uruguai acima do Parque. Quando a represa libera água na geração de energia, o nível aumenta, encobrindo o Salto do Yucumã.

Para comprovar essa influência da Usina, a Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) instalou uma estação fluviométrica automática em Itapiranga, no último semestre. Os dados captados revelaram que a melhor visibilidade do espetáculo natural ocorre no final do período vespertino.

Desta forma, para possibilitar que o visitante esteja dentro da Unidade de Conservação no horário em que a atração turística está visível, a abertura do Parque ocorrerá às 9h e o encerramento das atividades às 18h30. O horário máximo de entrada será às 17h.

Dentre as medidas tomadas pela Sema para possibilitar a manutenção do turismo nos municípios da Rota do Yucumã, houve, ainda, demanda ao Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH). O DRH solicitou ao CNRH, a alteração da regra de operação da Usina de Foz de Chapecó, de forma a antecipar o horário de liberação de água e ampliar o período de visibilidade do Salto.

 

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura