Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Fepam fiscaliza 57 empreendimentos na Bacia do Rio dos Sinos

Publicação:

Operação Vale dos Sinos   Cópia
Operação Vale dos Sinos Cópia

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) realizou nos últimos dois dias operação de fiscalização em 57 empreendimentos localizados nos municípios da bacia hidrográfica do Rio dos Sinos. Foram vistoriadas indústrias com atuação nas áreas calçadista, fundições, curtumes, lavanderias industriais e gráficas, além de 22 postos de combustíveis nos municípios de Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Campo Bom, Parobé, Estância Velha, Portão, Sapiranga, Araricá, Nova Hartz, Iguejinha, Taquara, Rolante e Santo Antônio da Patrulha.
A operação, realizada com a participação de 26 técnicos do Departamento de Fiscalização e das divisões de controle da poluição industrial e de licenciamento e controle da poluição por petróleo, foi direcionada a empreendimentos que atuam com licenças de operação renovadas automaticamente.
Doze empreendimentos serão autuados por descumprimentos de licenças ambientais emitidas pela Fepam, e um posto de combustíveis teve a atividade de lavagem de veículos suspensa por estar em desacordo com o projeto aprovado pelo órgão ambiental.
Os técnicos avaliaram como positivo o resultado da operação, considerando que apenas 21% dos empreendimentos fiscalizados apresentaram algum tipo de irregularidade ambiental, apesar do licenciamento ter sido renovado automaticamente.
Nos próximos meses a Fepam dará continuidade à fiscalização para verificar as condições de operação dos empreendimentos que receberam licenciamento automático, quando o próprio empreendedor providencia a renovação da licença ambiental ao apresentar a documentação exigida antes do vencimento.

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura