Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

DBIO participa do Seminário Técnico da Rota dos Butiazais

Publicação:


A Divisão de Licenciamento Florestal do Departamento de Biodiversidade da Secretaria do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (Sema) participará do V Seminário Técnico da Rota dos Butiazais, que se realizará no município de Butiá no próximo dia 10 de maio.

A atividade faz parte das ações para a conservação de espécies de Butiá que a Secretaria vem executando em parceria com a Embrapa Clima Temperado de Pelotas.

O biólogo Leonardo Urruth será um dos palestrantes do evento e falará sobre a "Certificação ambiental para extrativismo, transporte e comercialização de Butiá". O técnico adiante que abordará os aspectos da legislação ambiental e a necessidade de obtenção de certificado ambiental da Sema para o uso comercial de frutas, folhas e sementes de Butiás, bem como de outras frutas nativas.

Explica que o processo de certificação ambiental de extrativismo de elementos da flora nativa é um procedimento para garantir segurança jurídica aos produtores e fomentar a conservação pelo uso das plantas nativas, permitindo que a Sema estabeleça controle sobre as formas de exploração, visando manejos sustentáveis.

Além disso, a Sema, através do Departamento de Biodiversidade é instituição parceira do Projeto Rota dos Butiazais e possui Acordo de Cooperação Técnica firmado com a Embrapa para ações de conservação das espécies de Butiá do Rio Grande do Sul.
O técnico Silvano Martens também participará do evento.

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura