Criado o conselho consultivo do Parque do Tainhas

Conselho do Parque do Tainhas

Foi publicada no Diário Oficial do Estado a Portaria nº 41/2018 da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) que cria o conselho consultivo do Parque do Tainhas. De acordo com a portaria, o objetivo do grupo é promover o diálogo, a valorização, a participação, o controle social, o debate e a gestão da unidade de conservação. O mandato dos conselheiros com duração de dois anos, tem caráter voluntário e não é remunerado, em função do relevante interesse público. De acordo com a secretária-adjunta da Sema, Maria Patrícia Möllmann, a criação do conselho é resultado do esforço do trabalho da equipe da Divisão das Unidades de Conservação (DUC). "É um importante passo para a implementação da Unidade de Conservação, pois é um espaço para informar e mobilizar a comunidade envolvida com a Unidade de Conservação sobre as ações da Sema", comemorou a secretária-adjunta.

O conselho será composto por 19 instituições-membro representadas pelo Poder Público e pela sociedade civil, sendo presidido pelo gestor do parque. Integram o conselho: Sema, prefeituras de Jaquirana, Cambará do Sul e São Francisco de Paula, Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Universidade do Estado do Rio Grande do Sul (Uergs), Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Universidade de Caxias do Sul (UCS), Conselho Municipal de Turismo de Jaquirana (Comtur), Associação dos Empreendedores Turísticos de Cambará do Sul (Aeturcs), Associação de Condutores Locais de Ecoturismo e Turismo de Aventura de Cambará do Sul (Acontur), Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia – Brasil S/A (TBG), Sindicato Rural de São Francisco de Paula, Associação Rural de São Francisco de Paula, Sindicato Intermunicipal das Indústrias Madeireiras do Rio Grande do Sul (Sindimadeira/RS) e Associação Rio Grandense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS), além de proprietários e moradores da área e da zona de amortecimento do Parque Estadual do Tainhas.