Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Uso e Conservação

Itaibezinho
Itaibezinho - Cambará do Sul - Foto: Silvano Martens

PLEAPO
PLEAPO - Foto: PLEAPO

Este é o primeiro Plano Gaúcho que congrega esforços nas esferas estadual, federal e das organizações da sociedade civil, com o intuito de promover a produção e o consumo de alimentos saudáveis, o uso e a conservação da agrosociobiodiversidade, a oferta de assistência técnica e extensão, e o ensino e pesquisa de base ecológica.

A Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura, através de sua Equipe Técnica, teve participação ativa na elaboração do Plano, tendo assumido metas no que concerne à área ambiental, contribuindo com ações diretas para o uso sustentável da biodiversidade.

Pleapo (.pdf 19,21 MBytes)

ifn rs 2018 capa
ifn rs 2018 capa

O Inventário Florestal Nacional (IFN) apresenta os resultados do levantamento de dados em campo no Estado do Rio Grande do Sul(RS). Localizado nos biomas Mata Atlântica e Pampa, o estado possui cerca de 15% de seu território coberto por áreas de florestas naturais e 2,7%, por plantadas. O objetivo do levantamento é conhecer a qualidade e condição das florestas e a relação da sociedade com os recursos e serviços florestais.

As informações foram reunidas em três componentes: análise da cobertura florestal, coleta de dados biofísicos e levantamento socioambiental.  

O IFN-RS foi realizado sob a coordenação do Serviço Florestal Brasileiro - SFB em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul – SEMA. Os recursos para a coleta de dados do IFN em campo nas mesorregiões Metropolitana de Porto Alegre e Nordeste Rio-Grandense foram oriundos do estado e para as demais regiões, do projeto Global Environment Facility – GEF (Projeto GCP/BRA/079/GFF), administrado pela FAO.

IFN RS 2018 (.pdf 6,33 MBytes)

Conteúdos relacionados

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura