Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Caxias do Sul recebe oficina da Sema sobre Zoneamento Ecológico-Econômico

Publicação:

Banner ZEE-RS
Banner ZEE-RS

A Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) realiza na próxima terça-feira, 14, a partir das 8h30, no município de Caxias do Sul, a terceira oficina de diagnóstico do Zoneamento Ecológico-Econômico do Rio Grande do Sul. Na ocasião, serão apresentados à comunidade os resultados já obtidos, com as indicações das atividades desenvolvidas na região e o mapeamento dos meios natural (físico-biótico), socioeconômico e jurídico-institucional.

O encontro, que servirá também para coletar as percepções da comunidade, será realizado no auditório do Bloco J da Universidade de Caxias do Sul (Rua Francisco Getúlio Vargas, 1130). As inscrições para participar devem ser feitas no site: www.zee.rs.gov.br.

Na etapa anterior, de pré-diagnóstico, a Sema realizou 17 oficinas em diferentes regiões do Estado que reuniram cerca duas mil pessoas das comunidades locais.

A secretária adjunta da Sema Maria Patrícia Möllmann explica que, quando estiver finalizado, o ZEE será uma ferramenta de suporte ao planejamento e ordenamento territorial, na qual o Estado, a sociedade e os empreendedores terão como conhecer previamente as peculiaridades, vulnerabilidades e potencialidades de cada região.

De acordo com o Coordenador do ZEE-RS, Nelson Neto de Freitas, as oficinas qualificam o trabalho que está sendo realizado. “As percepções dos atores locais sobre as potencialidades, bem como eventuais problemas contribuem para o aperfeiçoamento dos estudos”, argumentou.

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura