Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Meio Ambiente e Infraestrutura

Início do conteúdo

Capivaras resgatadas pela Sema são soltas em ambiente seguro

Publicação:

Capivara resgatada pela Sema em Porto Alegre
Capivara resgatada pela Sema em Porto Alegre

As duas capivaras que entraram em uma residência na Zona Sul de Porto Alegre foram soltas em segurança por uma equipe da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema). O Setor de Fauna da Sema realizou o resgate dos animais, após ter sido acionado pelo Batalhão Ambiental da Brigada Militar para retirá-los da propriedade. A equipe realizou, nessa segunda-feira (20), a operação com sucesso, e as capivaras foram liberadas em um riacho próximo do Lago Guaíba, área avaliada como adequada.

Conforme relato dos moradores, após entrarem em casa, os animais assustarem-se, quebraram uma vidraça e esconderam-se no pátio. Para a chefe do Setor de Fauna da Sema, Thais Michel, o fato é incomum. "Não é muito normal que animais da fauna silvestre se aproximem de moradias, mas como a residência fica próxima de uma área de ocorrência da espécie, isso pode acontecer", explica. "Estamos ocupando espaços que pertenciam aos animais", justifica ela.

Ao chegar no local, a equipe de resgate da Sema identificou que as capivaras apresentavam pequenas escoriações, mas estavam em boas condições de saúde e aptas a serem devolvidas ao habitat natural. Participaram da operação a bióloga Cristiane Alves da Silva e a estagiária Karoline Viana, auxiliadas pela BM e pela Secretaria de Meio Ambiente de Porto Alegre.

Segundo Thais, as capivaras são consideradas os maiores roedores do mundo. Elas pertencem a espécie Hydrochoerus hydrochaeris e ocorrem em praticamente todo o Estado, sempre próximo a locais com água, onde se alimentam de vegetais e plantas aquáticas de diversas espécies. A chefe do Setor de Fauna da Sema ainda esclarece que, apesar de não estarem ameaçadas de extinção, as capivaras são muito perseguidas por caçadores ilegais. Em caso de suspeita de crimes com a fauna, é possível fazer denúncia anônima pelo 3288.8106 ou diretamente no site.

Sema - Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura