APA Rota do Sol realiza oficina para incentivar o turismo ecológico

Oficina de sinalização de trilhas na APA Rota do Sol

A equipe da Unidade de Conservação Área de Proteção Ambiental (APA) Rota do Sol realizou uma oficina de sinalização na trilha Grota do Ouro, no município de Três Forquilhas, Litoral Norte do Estado. A atividade teve início na última quinta (7), com uma aula teórica, e continuou no sábado (9) com a modalidade prática. Cerca de 15 pessoas da comunidade participaram da ação, que tinha como principal objetivo proporcionar condições para o desenvolvimento do turismo ecológico na região.

De acordo com a gestora da APA, Maria Salete de Aguiar, a atividade integra o projeto "Chá com bolacha". Com o tema "O que você precisa? Como posso te ajudar?", o programa visa aproximar a APA da comunidade. "Existia uma resistência muito grande, pois a ação da APA era voltada mais para a fiscalização. E agora o que estamos fazendo é reverter esse quadro", explicou a gestora.

Segundo ela, a ideia é antiga, mas começou a ser colocada em prática a partir de junho de 2017. Desde então, Maria Salete já se reuniu com os prefeitos dos cinco municípios que integram a APA. "O objetivo é ouvir sugestões da comunidade e levar conhecimento sobre boas práticas ambientais para que as pessoas da região passam a ter uma relação de pertencimento junto à APA", destacou.

Outras ações estão sendo programadas para os próximos dias. "O desafio da APA é de tentar adequar o desenvolvimento regional às práticas de sustentabilidade e seus princípios de gestão, bem como a operacionalização do desenvolvimento rural por meio de capacitação, transferência de conhecimento, contribuindo para a melhoria do desempenho e renda das atividades produtivas da agricultura familiar", finalizou Maria Salete.